• Resposta ao perfil @santa_zapzap no Instagram

• Brasília, 21 de setembro de 2022

Ao perfil @santa_zapzap no Instagram

Pensamos que a boa prática jornalística prevê ouvir as partes antes de uma publicação, mas a escola não foi ouvida (em relação à publicação envolvendo esta unidade educacional em 20/09/2022).

OS FATOS

No domingo, 18 de setembro, houve uma chuva muito forte e a água se infiltrou em vários quadros de energia fazendo com que houvesse vários disjuntores queimados. Em paralelo a isso houve uma sobrecarga da rede elétrica que causou a queima de disjuntores que sequer havia sido molhados. Em função disso, na segunda-feira, dia 19, a escola amanheceu parcialmente sem energia. Uma empresa foi acionada para fazer os reparos e assim foi feito durante toda a segunda-feira.

O trabalho foi feito ao longo do dia com a identificação dos problemas e a posterior compra das peças para a substituição das peças queimadas (disjuntores, fios, etc). No final do dia (segunda-feira, dia 19/09), início da noite, a energia em quase toda a escola foi restabelecida. Um bloco ainda ficou sem energia pois era necessário a troca de um cabo que não foi encontrado durante o dia e assim ficou para que a troca fosse feita na terça-feira pela manhã, como de fato foi feito. Ao final da manhã de terça-feira (20/09) o cabo havia sido trocado e exceto o nosso (futuro) Auditório, toda a escola estava já com a energia restabelecida.

No final da segunda-feira (dia 21/09) notamos que era necessário reabastecer a caixa d'água e só aí vimos que a bomba que leva água até a caixa TAMBÉM estava queimada. Avisamos imediatamente à CRE que estávamos sem a bomba d'água e eles já acionaram a empresa que prestam o serviço de manutenção e como já era final da tarde de segunda, dia 21/09,, não havia um eletricista naquele momento para vir à escola ver sobre a bomba d'água e ficou agendado para o dia seguinte, terça, 21/09. A equipe da empresa chegou na escola na terça-feira, 21/09 por volta das 7h da manhã e já se puseram a avaliar a situação. O diagnóstico foi que as duas bombas d'água precisavam ser trocadas.

Em função da pouca água na caixa d'água, tivemos que mudar o lanche para um que não exigisse lavar vasilhas, pois a pouca água que tínhamos em caixa seria usada, principalmente, para beber. O lanche previsto para o dia (terça, 21/09) era cuscuz com ovo e suco, mas precisou ser mudado para um outro lanche em que as vasilhas não precisassem ser lavadas. Um filtro industrial (bem grande) ficou abastecido e nenhum estudante, professor ou outro colaborador ficou sem água para beber, mas apenas na manhã de terça, dia 21/09, houve desabastecimento de água em outros locais, como o mostrado no vídeo (torneira do banheiro).

Por volta das 11h da manhã do dia 21/09 (terça-feira) a equipe que estava trabalhando com a bomba d'água conseguiu deixar uma bomba nova instalada e abastecendo a caixa. A segunda bomba ainda será adquirida e instalada, mas ao final da manhã da terça-feira, dia 21/09, a caixa d'água já estava abastecida e o problema solucionado.

COMENTÁRIO FINAL

Estamos sujeitos à intempéries da natureza e seus impactos, como foi o ocorrido, mas desde o início da manhã de segunda-feira, dia 19/09 que a escola está trabalhando na solução deste problema e quando soubemos de um outro problema, que era a bomba queimada também, acionamos a CRE e prontamente fomos atendidos.

Atenciosamente,

Luís Cláudio Lopes de Araujo